Especialistas em Pneus e Manutenção Automóvel
90 oficinas ContiService com apoio da Continental
Automóvel depois da quarentena

Conselhos e dicas da Rede ContiService

Em tempos de estado de emergência as deslocações estão reduzidas ao mínimo e devem ser evitadas. Como tal, a maioria dos portugueses tem o seu automóvel parado na garagem ou na rua há várias semanas. A rede ContiService deixa um conjunto de conselhos e dicas de como tratar o automóvel em tempos de quarentena.


Bateria
Os automóveis atuais, possuem vários componentes eletrónicos que constantemente consomem energia e que ao fim de algum tempo, podem acabar por drenar a bateria. Aconselhamos ligar a viatura durante pelo menos 15 minutos, a cada 10 dias, por forma a evitar que a bateria se descarregue.


Combustível
Sabia que o combustível também se estraga com o tempo? Após algum tempo parado, o combustível começa a perder algumas das suas características químicas, o que leva à perda de qualidades do mesmo. Com o passar do tempo, surgem impurezas que podem entupir o filtro de combustível, provocando danos à boia de combustível e aos injetores. Se a viatura ficar muito tempo parada, o ideal é ter de combustível pouco mais que a reserva.


Pneus
O maior risco prende-se com a eventual deformação por estarem muito tempo no mesmo ponto. Caso tenha possibilidade, mova o seu veículo pelo menos, uma vez por semana ainda que seja apenas entrar e sair da garagem; dessa forma evita deformações nos pneus. No caso de ter garagem, pode também empurrar o veículo uns centímetros para a frente e para trás para variar o ponto de contacto dos pneus com o piso. Verificar a pressão e a profundidade do piso dos pneus dianteiros e traseiros, de acordo com o manual do veículo.


Óleo e outros itens
O óleo do motor, é um dos elementos mais importantes para a durabilidade do mesmo, pois é este que lubrifica todas as peças que se encontram dentro do motor. No caso de a lubrificação não ser bem feita, ou se o óleo não se encontrar em bom estado, o motor terá um desgaste mais acentuado.
Após uma grande paragem, garanta que o nível do óleo do motor está pelo menos acima do mínimo e verifique também, se mantém a sua viscosidade e humidade dentro dos parâmetros do fabricante.
É importante também verificar os níveis do líquido de refrigeração e do líquido limpa-vidros.


Limpeza da viatura
Aproveite para fazer uma limpeza a fundo do carro. Aproveite para remover a humidade existente no interior do seu veículo. Se possível, mova o seu veículo para um espaço ao ar livre e abra todas as portas e a mala.


Travão de estacionamento
Se a viatura estiver muito tempo estacionada num local sem inclinação, e seguro de intervenção alheia, desengate o travão de estacionamento. Assim,  poderá proteger a degradação das pastilhas e dos discos traseiros, enquanto a viatura estiver parada.
Para evitar que a viatura se desloque, engrene uma mudança (1ª ou M/A conforme for o mais apropriado), e/ou coloque objetos pesados a bloquear as rodas.


Escovas
Com o fim do inverno, é uma boa altura para limpar as borrachas das escovas limpa-vidros.


Higienizar o veículo
No caso de ser necessário efetuar uma deslocação, o automóvel é um dos meios de transporte que permite um maior isolamento social. Sempre que utilizar o automóvel deve-se higienizar os seguintes elementos:

  • Volante,
  • Caixa de velocidades,
  • Travão de estacionamento,
  • Puxadores das portas,
  • Sistema de informação do veículo,
  • Rádio,
  • Apoio de braços,
  • Hastes na coluna de direção.